Google dificulta que usuários salvem imagens


Busca por imagens

Mudança nos resultados de busca por imagens visa beneficiar sites e fotógrafos.

Google fez uma mudança que, à primeira vista, pode parecer pequena, mas que terá grande impacto na relação dos usuários com sua ferramenta de busca de imagens. O botão “visualizar imagem”, que surgia quando o usuário encontrava uma foto na seção de busca, não existe mais. O botão era um grande facilitador para o download de imagens, que ainda acontecerá, mas exigirá mais etapas até que o arquivo possa ser salvo no computador ou celular.

A mudança foi planejada para frustrar os usuários. O Google já havia sido processado por fotógrafos e sites variados, que alegam ter suas imagens “roubadas” por pessoas que as encontraram na seção de buscas do site. A intenção parece ser impedir que os usuários simplesmente utilizem imagens de terceiros sem que, no mínimo, dêem visualizações para o site onde as imagens estão originalmente. 

Agora, o usuário precisará ir até a página onde a imagem está e procurar por ela manualmente. Ainda há, porém, uma forma de contornar essas dificuldades, clicando com o botão direito do mouse e abrindo a imagem em uma nova aba do navegador ou clicando em “visualizar”. O Google, provavelmente, sabe das aberturas existentes, mas acredita que a grande maioria das pessoas não saberá da possibilidade e seguirá o processo completo de ir até o endereço e procurar a imagem.


Fonte: B9

Publicado em: 19/02/2018 14:49:42



Novidades

Fique por dentro do mercado digital